© 2016 por Sakai Serviços de Psicologia e Palestras

Joana d'Arc Sakai Psicóloga e Palestrante CRP 06/18972-2 - tel: 11 5667 3183 - email: sakaijoana@gmail.com - Rua da Paz, 1.601 - cj 404 - Ch. Sto. Antônio / Rua João Pedro, 302 - Interlagos

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Limites: A arte de saber frustrar

August 11, 2016

  Ouvimos falar, com muita frequência, da importância de colocarmos limites na criança, para que se desenvolva menos desajustada frente às limitações impostas pela vida. Mas, impor limites é, hoje, uma das grandes dificuldades dos pais. Alguns destes, acham que colocar limite nos filhos, pode ocasionar traumas emocionais. Na verdade, isso não ocorre se os limites forem justos, coerentes e efetivos. Uma vez colocado, deve ser mantido, para que não incorra na “síndrome da porta giratória”, isto é, hoje pode, amanhã não pode, promovendo na criança dúvidas e, por conseguinte, manipulações.

  Os limites são como pontos de referência dos pais de maneira constante e consistente, sempre levando em consideração a criança, possibilitando o questionamento, a opção, o respeito mútuo.

  Limites devem ser colocados quando necessário, caso contrário não dá à criança a possibilidade de errar e de acertar, de valorizar a própria experiência e a consequência lógica de seus comportamento. Isto possibilitará condições de descobrir e formar a partir das próprias vivências, dos próprios valores, questionamento e posicionamentos. Desta forma, pensam por si mesmas, tem sentido crítico, consideram diversos pontos de vista, pois estão numa relação baseada no respeito mútuo, na cooperação e reciprocidade, onde o adulto que a acompanha é apenas o facilitador e não o guia de seus passos. Quando as crianças se desenvolvem em liberdade sem limites, experimentam sentimentos de abandono e tornam-se criança angustiadas e/ou insatisfeitas.

 

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Video inaugural "Saia da fogueira com Joana d'Arc Sakai"

January 12, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo