© 2016 por Sakai Serviços de Psicologia e Palestras

Joana d'Arc Sakai Psicóloga e Palestrante CRP 06/18972-2 - tel: 11 5667 3183 - email: sakaijoana@gmail.com - Rua da Paz, 1.601 - cj 404 - Ch. Sto. Antônio / Rua João Pedro, 302 - Interlagos

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Adolescentes grávidas

May 10, 2016

 

“Sexo é como atravessar a rua. Todo mundo sabe que deve atravessar na faixa quando o sinal está vermelho para os carros. Claro que às vezes, a gente arrisca e atravessa com o sinal aberto fora da faixa, mas você sabe que está correndo risco, pois está errado. Transar sem camisinha é assim”

 

Valéria Polizzi, escritora e soropositiva

 

 

 

 

Uma adolescente grávida solteira, fica particularmente vulnerável a um transtorno emocional, pois exatamente quando precisa de apoio emocional, ele pode lhe faltar. Seus pais podem estar revoltados com ela, por ter engravidado sem nenhuma infra-estrutura, seu namorado pode ficar assustado com a responsabilidade e pode se afastar, seu grupo de amizades ou de escola pode isolá-la, entre outros.

Nesse contexto, uma pessoa que possa exercer o papel de conselheiro é de grande ajuda, pois esse é um momento complexo para a adolescente grávida, considerado que tudo muda em seu entorno e, sobretudo, em sua imagem corporal.

Além disso, as adolescentes grávidas precisam adquirir habilidades para cuidado de seu bebê em um curto espaço de tempo.

Geralmente é a mãe que suporta o maior impacto da maternidade na adolescência, mas a vida de um pai muitas vezes também é afetada. Um menino que se sente comprometido com a menina que engravidou tem decisões a tomar. Numa época em que seus recursos financeiros pode estar escassos e suas perspectivas incertas, ele pode pagar por aborto ou ver-se obrigado a permanecer dando apoio, ou ainda, pode se casar com a menina, fato que pode afetar drasticamente seus planos educacionais e profissionais. O pai também precisa de alguém com quem conversar, para ajudá-lo a compreender seu sentimento para que ele e a mãe possam tomar as melhores decisões para si mesmo e para a criança.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Video inaugural "Saia da fogueira com Joana d'Arc Sakai"

January 12, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo