© 2016 por Sakai Serviços de Psicologia e Palestras

Joana d'Arc Sakai Psicóloga e Palestrante CRP 06/18972-2 - tel: 11 5667 3183 - email: sakaijoana@gmail.com - Rua da Paz, 1.601 - cj 404 - Ch. Sto. Antônio / Rua João Pedro, 302 - Interlagos

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Psicologo, Psicanalista ou Psiquiatra, você sabe a diferença?

December 15, 2016

 

  O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psiquiatra, psicólogo ou psicanalista.

  O psiquiatra é um profissional da Medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria. Esta é realizada em 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.

  O psicólogo tem formação superior em Psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilitam o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras.

  O psicanalista é o profissional que possui uma formação em Psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

 

Com quem eu falo? Psicólogo, psicanalista ou psiquiatra?

 

   São três profissionais psi que trabalham a psique humana, os transtornos mentais de acordo com sua área de atuação.

  O psicólogo trata dos transtornos mentais através da psicoterapia que é uma escuta técnica dos conteúdos demandados pelo paciente, adjudando-o a lidar com suas emoções.

  O psicanalista, quase sempre, um psicólogo ou um médico que estudou a Psicanálise, trabalha o significado inconsciente das palavras e ações de seu paciente, promovendo o auto-conhecimento.

  O psiquiatra, médico com especialização em psiquiatria mais a formação em Psicanálise (psicoterapeuta). Seu diferencial é prescrever remédios (psicofármacos), que viabilizam resultados mais rápidos. O antidepressivo, apenas, não sanciona a melhora do paciente. É necessário, simultaneamente, o processo de psicoterapia para que sejam trabalhados os comportamentos do paciente e, não apenas os caminhos do cérebro.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Video inaugural "Saia da fogueira com Joana d'Arc Sakai"

January 12, 2017

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo